O nascimento de um ditador
Os ditadores (Ditador, s.d.)[1] surgem dentro de um processo que podemos sentir par e passo marcando a história da Humanidade de forma radical, como é o caso do presidente da Rússia, Vladimir Putin (Vladimir Putin, s.d.)[2]. A Federação Russa tem uma longa história de absolutismo, ditaduras e dois curtos períodos de democracia [ (Duma Federal, s.d.), (Pesquisadores da USP discutem contextos da Rússia em coletânea, 2021), (Menchevique, s.d.), (Boris Iéltsin, s.d.)].
O poder absoluto nas pessoa do ditador, tirano, corporação milita, rei ou imperador, cacique etc. com assessores oportunistas ou simplesmente bajuladores, normalmente dispondo de guardas pretorianos e serviços secretos, censura, sistemas prisionais aterrorizantes etc. foram a origem da democracia com três poderes independentes, um sistema que enfraqueceu o absolutismo, pode ter perdido eficácia gerencial, mas fortaleceu os direitos humanos é a melhor forma de organização institucional, mais forte para impedir abusos de autoridade e fortalecimento dos Direitos Humanos.
A Era Vargas foi um exemplo didático assim como processos de sustentação de ditadores que se sucediam no comando do Brasil antes e depois de Getúlio Dornelles Vargas [ (Bezerra, Era Vargas, s.d.), (Era Vargas,, 2012)].
“Trabalhadores do Brasil”, assim Getúlio iniciava seus discursos, amealhava milhões de brasileiros que sempre, antes dele, viveram em condições sub-humanas nas fábricas, fazendas, portos etc.
Maquiavélico, gradativamente promoveu mudanças que o transformaram num ditador imbatível (ANTES DE 1964, BRASIL VIVEU SUA PRIMEIRA DITADURA COM GETÚLIO VARGAS NO ESTADO NOVO, 2019), exceto após a Segunda Guerra Mundial, quando os sistemas nazifascistas desabaram.
Obras Citadas
Bastos, P. P. (14 de 8 de 2012). Era Vargas,. ( Editora Unesp DIGITAL) doi:ASIN : B01975UKE4
Bezerra, J. (s.d.). Era Vargas. Fonte: Toda Matéria: https://www.todamateria.com.br/era-vargas/#:~:text=%20Era%20Vargas%20%201%20Governo%20Provis%C3%B3rio%20%281930-1934%29.,O%20Estado%20Novo%20%C3%A9%20considerado%20o...%20More%20
Boris Iéltsin. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Boris_I%C3%A9ltsin
CORDEIRO, T. (30 de 3 de 2019). ANTES DE 1964, BRASIL VIVEU SUA PRIMEIRA DITADURA COM GETÚLIO VARGAS NO ESTADO NOVO. Fonte: AH: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/antes-de-1964-brasil-viveu-sua-primeira-ditadura-com-getulio-vargas-no-estado-novo.phtml
Ditador. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ditador
Duma Federal. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Duma_Federal
Menchevique. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Menchevique
Pesquisadores da USP discutem contextos da Rússia em coletânea. (3 de 5 de 2021). Fonte: JORNAL DA USP: https://jornal.usp.br/cultura/pesquisadores-da-usp-discutem-contextos-da-russia-em-coletanea/
Vladimir Putin. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Putin
[1] Ditadores modernos geralmente ascenderam ao poder em tempos de crise. Muitas vezes eles tomaram o poder através de um golpe de estado, mas em outras, notavelmente Benito Mussolini na Itália e Adolf Hitler na Alemanha, ascenderam ao cargo através de meios legais e, uma vez no poder, gradualmente dissolveram as suas restrições constitucionais. A concentração de poder do Partido Comunista da União Soviética em Josef Stalin se desenvolveu numa ditadura pessoal, mas após a sua morte emergiu um sistema de ditadura coletiva. Diversas nações latino-americanas e africanas passaram por diversas ditaduras, muitas sob o comando de uma junta militar, como por exemplo no Uganda, onde Idi Amin exercia o seu poder, e Augusto Pinochet, no Chile.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ditador
[2] Política de Direitos Humanos
A Human Rights Watch num relatório intitulado Laws of Attrition, de autoria de Hugh Williamson, director britânico da Divisão Europa & Ásia Central da HRW, afirma que desde Maio de 2012, quando Putin foi reeleito presidente, a Rússia promulgou muitas leis restritivas, iniciou inspecções a organizações não governamentais, assediou, intimidou e aprisionou ativistas políticos, e começou a restringir as críticas. As novas leis incluem a lei dos "agentes estrangeiros", que é largamente considerada como um exagero ao incluir organizações russas de direitos humanos que recebem algum financiamento internacional, a lei da traição, e a lei da assembleia que penaliza muitas expressões de dissidência Os ativistas dos direitos humanos criticaram a Rússia por censurar o discurso dos ativistas LGBT devido à "lei da propaganda gay" e à crescente violência contra pessoas LGBT devido à lei.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Putin#Pol%C3%ADtica_de_Direitos_Humanos
Comentários
Postar um comentário